![]() |
Dave Grohl, ainda no Nirvana |
Entrou em um estúdio de um amigo em Seatlle, e com exceção da guitarra da musica X-Static, ele gravou tudo de todas as musicas (todos os instrumentos e claro, a voz) e assim, surgia o primeiro álbum do "Foo Fighters" (nome esse, que foi escolhido devido a adoração de Dave por OVNIS, sendo que foo fighter, foi o nome dado a objetos voadores não identificados na segunda guerra - e nome esse que, segundo o próprio Dave, "Se tivesse levado a sério desde o inicio teria escolhido um nome melhor, que diabos de nome é "Foo Fighters?").
Dave Grohl percebeu então que a coisa poderia ser grande, já que o álbum "Foo Fighters" (nome da "banda" e do álbum) teve boa aceitação na mídia e bom numero de vendas, mais ele não queria que este fosse apenas um projeto de estúdio, então, correu atras de uma banda.
Krist Novoselic foi logo descartado como opção, pois como falei, eles não queriam o sucesso as custas do Nirvana. Dave soube que a banda Sunny Day Real Estate terminou, foi então que ele convidou o baixista Nate Mendel e o baterista Willian Goldsmith para se juntar a ele e a Pat Smear (integrante não oficial do Nirvana, mas, que havia se juntado a banda no final da carreira como segundo guitarrista, e agora se juntara a Grohl, também como guitarrista) para então, serem a primeira formação oficial do Foo Fighters.
A banda então teve sua primeira turnê em 1995, e seu primeiro hit nas paradas foi a ótima música "This is a call", seguida de "I'll Stick Around" e "Big Me".
A banda se preparava para seu segundo álbum, foi então que Grohl e Goldsmith começaram a se entender, fazendo com que o segundo deixasse a banda, obrigando Dave a gravar também a bateria do que seria o albúm The colour and the shape.
Precisando de uma baterista, Grohl foi falar com o então baterista da turnê de Alanis Morrissetti, Taylor Hawkins, para que este pudesse dar sugestões de bateristas para o ex-Nirvana. O mesmo teve uma grata surpresa quando Taylor se ofereceu para ser o baterista dos "Foos" (como são chamados por ingleses e americanos).
![]() | |
Dave, Chris, Taylor e Nate |
Juntos, já em 1998, ele gravaram o albúm There is nothing left to lose e lançam aquele que seria o primeiro álbum da banda recém reformulada. Albúm esse que teria grande aceitação pelo mundo, lançando hits como "Everlong".
No fim de 2001 a banda lança seu quarto albúm, chamado "One by One", que tinha em seu playlist hits como "All my life" e "Times like these" (Musica essa, que George W. Bush usou em campanha, contra a vontade de Dave, que apesar de nunca ter se envolvido em politica, em resposta, apoiou o adversário de Bush, Jhon Kerry), isso entre 2011 e 2004.
"Em 14 de junho de 2005, foi lançado o álbum duplo de estúdio In Your Honor. Grohl citou que o álbum duplo (um com faixas elétricas e outro acústicas) era uma comemoração do décimo aniversário da banda. Durante a promoção do álbum, Dave Grohl, fascinado por OVNIs, teve a chance de apresentar-se no Roswell International Air Center in Roswell, Novo México. O local foi supostamente palco da queda de uma aeronave alienígena em 1947.
A banda decidiu organizar pequenas turnês acústicas em 2006, incluindo o ex-guitarrista Pat Smear, Petra Haden no violino e Rami Jaffee do The Wallflowers no piano e teclado. Em novembro a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, Skin and Bones, com quinze faixas selecionadas de três concertos acústicos em Los Angeles. Um DVD foi lançado logo depois, e apresenta faixas não disponíveis no CD." (Wikipédia.com)
![]() |
"Foos" agradecendo os fãns no Wenbley |
Não podendo ser esquecido, em 2008 a banda fez o que é considerado o maior show de suas vidas, no estádio Wembley, na Inglaterra, tocando para 85 mil pessoas alucinadas com os "Foos" tocando os sucessos de In Your Honor e de Skin and bones, e até mesmo tocando sucessos de Led Zeppelin ao lado de Jimmy Page e Jhon Paul Jhones.
Em 2009 a banda lança o Greatest Hits, que conta com suas canções de maior sucesso, além das inéditas "Wheels" e "Word Forword" (além de uma versão de "Everlong" acústica).
![]() | |||
Foo Fighters no NME Awards 2011 (Pat, Taylor, Dave, Chris e Nate) |
Está aí um pouco da história da banda que não deixa o rock morrer, mesmos nos tempos de hoje, que são tão escassos de boas bandas do estilo. Sempre que puder postarei novas informações e curiosidades sobre a banda nesta página. Aceito sugestões, criticas e comentários, espero que gostem e obrigado!