Foo Fighters - O Rock ainda vive!

1994 pode ser lembrado como o ano que Kurt Cobain se matou, o ano em que o Nirvana acabou, mas também pode ser lembrado como uma espécie de nova era para Dave Eric Grohl. Todos os fãs do Nirvana, após o suicídio de Kurt, se perguntavam o que seria do resto da banda, ou até mesmo se o Nirvana continuaria com um novo integrante, o que não aconteceu. Dave Grohl (então baterista do Nirvana) e Krist Novoselic (baixista) não queriam continuar sua vida musical com a sombra do Nirvana e de Kurt Cobain e por conta disso, após chegarem ao fim da produção do CD "From the Muddy Banks of Wishkah" (CD do Nirvana com musicas ao vivo, produzido após a morte de Kurt pelo dois integrantes) cada um tomou seu rumo.
Dave Grohl, ainda no Nirvana
Krist chegou a tocar em algumas bandas de menor expressão, mais nunca nada que deslanchasse, e após um tempo acabou se afastando, de certa forma, da música, porém, Dave Grohl queria mais. Quem fosse chegado a Dave sabia que desde cedo, este tinha uma voz forte, marcante, além de escrever ecelentes musicas (qualidades essas, que Kurt nunca aproveitou para o Nirvana). Foi então que Dave resolveu seguir sua carreira musical - a principio - sozinho.
Entrou em um estúdio de um amigo em Seatlle, e com exceção da guitarra da musica X-Static, ele gravou tudo de todas as musicas (todos os instrumentos e claro, a voz) e assim, surgia o primeiro álbum do "Foo Fighters" (nome esse, que foi escolhido devido a adoração de Dave por OVNIS, sendo que foo fighter, foi o nome dado a objetos voadores não identificados na segunda guerra - e nome esse que, segundo o próprio Dave, "Se tivesse levado a sério desde o inicio teria escolhido um nome melhor, que diabos de nome é "Foo Fighters?").
Dave Grohl percebeu então que a coisa poderia ser grande, já que o álbum "Foo Fighters" (nome da "banda" e do álbum) teve boa aceitação na mídia e bom numero de vendas, mais ele não queria que este fosse apenas um projeto de estúdio, então, correu atras de uma banda.
Krist Novoselic foi logo descartado como opção, pois como falei, eles não queriam o sucesso as custas do Nirvana. Dave soube que a banda Sunny Day Real Estate terminou, foi então que ele convidou o baixista Nate Mendel e o baterista Willian Goldsmith para se juntar a ele e a Pat Smear (integrante não oficial do Nirvana, mas, que havia se juntado a banda no final da carreira como segundo guitarrista, e agora se juntara a Grohl, também como guitarrista) para então, serem a primeira formação oficial do Foo Fighters.
A banda então teve sua primeira turnê em 1995, e seu primeiro hit nas paradas foi a ótima música "This is a call", seguida de "I'll Stick Around" e "Big Me".
A banda se preparava para seu segundo álbum, foi então que Grohl e Goldsmith começaram a se entender, fazendo com que o segundo deixasse a banda, obrigando Dave a gravar também a bateria do que seria o albúm The colour and the shape.
Precisando de uma baterista, Grohl foi falar com o então baterista da turnê de Alanis Morrissetti, Taylor Hawkins, para que este pudesse dar sugestões de bateristas para o ex-Nirvana. O mesmo teve uma grata surpresa quando Taylor se ofereceu para ser o baterista dos "Foos" (como são chamados por ingleses e americanos).
Dave, Chris, Taylor e Nate
Ainda antes da gravação do terceiro álbum, Pat Smear anunciou sua saída da banda, e algum tempo depois, após uma audição, Chris Shiflett, ex-guitarrista da banda No Use for a Name, foi chamado para uma turnê e logo, se tornou guitarrista do Foo Fighters. Estava montada então o que seria a formação mais vitoriosa, eu diria, da banda - Dave Grohl na guitarra e nos vocais, Nate Mendel no baixo, Chris Shiflett também na guitarra e Taylor Hawkins na bateria e vocais de apoio.
Juntos, já em 1998, ele gravaram o albúm There is nothing left to lose e lançam aquele que seria o primeiro álbum da banda recém reformulada. Albúm esse que teria grande aceitação pelo mundo, lançando hits como "Everlong".
No fim de 2001 a banda lança seu quarto albúm, chamado "One by One", que tinha em seu playlist hits como "All my life" e "Times like these" (Musica essa, que George W. Bush usou em campanha, contra a vontade de Dave, que apesar de nunca ter se envolvido em politica, em resposta, apoiou o adversário de Bush, Jhon Kerry), isso entre 2011 e 2004.
"Em 14 de junho de 2005, foi lançado o álbum duplo de estúdio In Your Honor. Grohl citou que o álbum duplo (um com faixas elétricas e outro acústicas) era uma comemoração do décimo aniversário da banda. Durante a promoção do álbum, Dave Grohl, fascinado por OVNIs, teve a chance de apresentar-se no Roswell International Air Center in Roswell, Novo México. O local foi supostamente palco da queda de uma aeronave alienígena em 1947.
A banda decidiu organizar pequenas turnês acústicas em 2006, incluindo o ex-guitarrista Pat Smear, Petra Haden no violino e Rami Jaffee do The Wallflowers no piano e teclado. Em novembro a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, Skin and Bones, com quinze faixas selecionadas de três concertos acústicos em Los Angeles. Um DVD foi lançado logo depois, e apresenta faixas não disponíveis no CD." (Wikipédia.com)
"Foos" agradecendo os fãns no Wenbley
Já em 25 de setembro de 2007, a banda lança o albúm Echoes, silence, patience and grace, CD esse que teve quatro singles lançados - "The Pretender" (que teve seu clipe premiado como melhor vide de rock no Grammy), "Long Road to Ruin", "Cheer Up, Boys (Your Make Up Is Running)" e "Let It Die".
Não podendo ser esquecido, em 2008 a banda fez o que é considerado o maior show de suas vidas, no estádio Wembley, na Inglaterra, tocando para 85 mil pessoas alucinadas com os "Foos" tocando os sucessos de In Your Honor e de Skin and bones, e até mesmo tocando sucessos de Led Zeppelin ao lado de Jimmy Page e Jhon Paul Jhones.
Em 2009 a banda lança o Greatest Hits, que conta com suas canções de maior sucesso, além das inéditas "Wheels" e "Word Forword" (além de uma versão de "Everlong" acústica).
Foo Fighters no NME Awards 2011
(Pat, Taylor, Dave, Chris e Nate)


Já no final de 2010, a banda gravou seu mais novo albúm, chamado Wasting light que teria seu lançamento programado para 12 de abril, mas que vazou alguma semanas antes na internet. O álbum já conta com "Rope" explodindo nas paradas mundiais, ("Rope", que já tem clipe). O álbum é marcado por inúmeras curiosidades, a primeira é que ele foi gravado na garagem de Dave Grohl, gravado em fita, sim, em fita, como antigamente (assim como o clipe "Rope" que foi gravado em VHS). Além disso, o álbum conta com a participação de Krist Novoselic (ex-baixista do Nirvana) em uma das musicas (além de Pat Smear, reintegrado a banda). Isso tudo sem falar no produtor do CD, Butch Vig, que foi o mesmo que produziu Nevermind (disco de maior sucesso do Nirvana). Além disso, a banda recentemente lançou um documentário chamado Back and forth, que conta toda a história da banda desde o fim do Nirvana, e também irá lançar em breve um vinil somente com covers de grandes nomes do Rock'n Roll.


Está aí um pouco da história da banda que não deixa o rock morrer, mesmos nos tempos de hoje, que são tão escassos de boas bandas do estilo. Sempre que puder postarei novas informações e curiosidades sobre a banda nesta página. Aceito sugestões, criticas e comentários, espero que gostem e obrigado!

 

Best of you (Foo Fighters)