sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Por trás de uma "simples música"...

Pouca gente sabe o real motivo no qual a música "Jeremy" da banda Pealr Jam foi escrita, pois bem, Vedder (autor da música) a escreveu depois de ler o seguinte anúncio no jornal:

Adolescente de Richardson se suicida em frente aos colegas de classe;
Por: Bobbi Miller

"Um colegial de uma escola de Richardson, descrito como um introvertido que estava se entrosando ainda fatalmente se suicidou em frente de seus 30 colegas de classe.
Segundo a polícia, Jeremy Wade Delle, 16, que havia sido transferido de uma escola de Dallas, morreu na hora após puxar o gatilho de uma Magnun calibre .357 enfiada em sua boca, por volta das 9:45 da manhã.
Por ter perdido o horário da aula, sua professora de inglês do segundo ano pediu a Jeremy que fosse na secretaria pegar uma autorização de entrada por atraso. Ao invés disso, ele retornou a sala de aula com a arma.

Ele falou diretamente, na frente da sala:
¿Professora, eu peguei o que eu realmente queria pegar¿ então colocou o cano da arma na boca e atirou, segundo relatou o sargento Ray Pennington, porta voz da polícia.
O tiro se deu antes de que estudantes ou da professora Fay Barnett pudessem impedir, disse a porta voz da escola, Susan Dacus-Wilson.
O ocorrido chocou os alunos e os empregados da escola.
Brian Jackson, de 16 anos, disse que estava abrindo o seu armário no corredor do lado de fora da sala de Jeremy quando ouviu um barulho ¿que pareceu ser alguém largando um pesado livro sobre a mesa¿. ¿Eu achei que estavam encenando alguma peça pra um trabalho ou coisa parecida. Mas então eu ouvi muitos gritos e uma menina loira saiu da classe chorando desesperada.¿
Assustado porém curioso, Brian foi ver dentro da sala o que estava acontecendo quando viu o corpo de Jeremy no chão, sangrando.
¿A professora estava conta a parede, chorando e tremendo, trêmula.. Algumas pessoas estavam segurando ela, porque ela parecia estar quase desmaiando¿
Outro estudante, Howard Perre Felman, do 3o ano, estava numa aula de política quando ouviu o tiro. No começo os colegas fizeram piada do barulho, pensando que era alguém aprontando alguma brincadeira, ele disse.
¿Mas então escutamos uma menina gritar correndo pelo corredor. Era um grito de desespero, vindo do coração, emocionado.¿
O sargento Pennington relatou que Jeremy aparentemente tinha premeditado tudo de alguma porque havia deixado um bilhete suicida com um colega de classe. Os investigadores não quiseram revelar o conteúdo do bilhete.
O diretor Jerry Bishop disse que Jeremy assistia às aulas esporadicamente, e que tinha se encontrado com o rapaz e seu pai para discutir o problema.
A polícia disse que Jeremy havia conversado com seu pai, pedindo ajuda, mas não puderam detalhar.
O sargento disse que a polícia não faz a mínima idéia de como o jovem conseguiu a arma nem do porquê de ter se matado em plena sala de aula lotada.
Os colegas de Jeremy que presenciaram o suicídio imediatamente se traumatizaram e necessitaram ser recolhidos a uma outra sala para ajuda psicológica. Uma equipe de 30 conselheiros e psicólogos voluntários atendeu os alunos.
As aulas continuaram durante toodo o dia. Alguns alunos foram autorizados a sair mais cedo mas os psicólogos encorajaram todos a permanecer para poderem dar ajuda psicológica mais profunda.
Poucos estudantes conheciam Jeremy porque ele freqüentava a escola Bryan Adams em Dallas e tinha entrado na escola a muito pouco tempo, em outubro. Eles o descreveram como uma pessoa muito introvertida.
¿Ele era muito quieto, e agia estranho algumas vezes, agia como se tivesse uma tristeza muito grande¿ disse Koury Kashiem, 15 anos.
Lisa Moore, de 16 anos disse que ela conhecia o Jeremy de um programa de suspensão interna da escola. ¿Nós trocávamos bilhetes e ele falava de sua vida, etc¿, ela disse. Ela relatou também que Jeremy quis discutir sobre seu namorado, tinha problemas com um dos seus professores. Ele assinava todos os bilhetes com ¿Escreve de volta¿. E na segunda feira ele escreveu ¿Adeus¿.
¿Eu não sabia o que fazer, mas eu nunca pensei que ele faria isso.¿
Entretanto, Sean Forrester, 17 anos, lembra Jeremy como um rapaz amigável sem sinal de distúrbios psicológicos.
¿Nunca pareceu que havia algo de errado com ele.. Ele sempre fazia piada de tudo,¿ disse Sean.
Jeremy era filho de Joseph R. Delle de Richardson, com quem ele vivia, e de Wana Crane. O casal se divorciou em 1979, de acordo com a corte do distrito de Dallas.
Sr. Delle não pode ser achado. A Sra. Crane por outro lado, através de um porta voz, não quis comentar.
O suicidio de terça feira foi o primeiro em uma escola de Richardson. Foi o primeiro de um estudante de Richardson desde 1988, quando os suicídios de alunos começaram a aparecer, o que criou o programa de intervenção de crise psicologia em maio daquele ano.
Três estudantes de Richardson se suicidaram na primeira metade de 1998. Incluindo um estudante do 6º ano e dois do 2º ano todos da escola J.J. Pearce. Um outro se enforcou numa arvore da escola elementar Mohawk num fim de semana.
Em 1985, um adolescente de 17 anos de Arlington se suicidou com um tiro em frente de seus colegas na aula de teatro na escola de Arlington.
Ainda antes, inaugurando os suicidios de adolescentes, em Plano, 8 se suicidaram em 1983 e 1984, dando atenção nacional ao problema dos suicídios de adolescentes.
Estudantes e conselheiros admitem que o choque causado pela morte de Jeremy, principalmente aos que presenciaram o ocorrido, irá demorar a passar.
SherylWillow Park em Plano e ex-diretora do centro de crises e suicídio de Dallas." (Texto traduzido)

O próprio Vedder comentou sobre o acontecimento e sobre a música:

"¿A música veio de uma pequena manchete num jornal, por isso eu acho que: você se mata e faz o maior sacrifício que poderia fazer, sacrificando sua própria vida e seu futuro tentando assim se vingar de tudo, da própria vida, de todos... Mas tudo que se pode conseguir fazendo isso é virar uma manchete de jornal, como aconteceu com Jeremy. Sixty-three degrees and cloudy in a suburban neighborhood. ( 15 graus e tempo nublado em uma vizinhança suburbana ) Esse é o começo do clipe de Jeremy e é a mesma coisa que aparece no fim do clipe.. ele se matou e nada mudou, nada muda.. O mundo continua e você se foi. A melhor vingança é viver, e provar a você mesmo que você é capaz. Seja mais forte que essas pessoas (que se suicidaram). Então você pode dar as costas e ver como o mundo mudou.¿"

Enfim, casos como esse acontecem todos os dias por todo o mundo, pessoas vitimas da sociedade e muitas vezes até de suas próprias famílias acabam esquecidas, tem sua vida transformada em um verdadeiro inferno por idiotas que se acham melhores uns dos outros. Pense nos seus atos, pense nas consequencias, uma simples brincadeira, pode acabar na morte de várias pessoas, direta ou indiretamente. Pense nisso!
(A música está disponível com seu clipe original na playlist do blog. Deixo aqui também o link do clipe da música "Jeremy" no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=f0MX4vBWzNk)

Tradução da música "Jeremy";

Em casa
Desenhando figuras de topos de montanhas
Com ele no topo, sol amarelo limão
Braços erguidos em V
Os mortos estendidos em poças de cor marron em baixo deles

Papai não deu atenção
Para o fato de que a mamãe não se importava
Rei Jeremy, o perverso
Governou seu mundo

Jeremy falou na aula de hoje
Jeremy falou na aula de hoje

Me lembro claramente
Perseguindo o garoto
Parecia uma sacanagem inofensiva

Mas nós libertamos um leão
Que rangeu os dentes
e mordeu os seios da menina na hora do intervalo

Como eu poderia esquecer
E me acertou com um soco de esquerda de surpresa
Meu maxilar ficou machucado

Deslocado e aberto
Assim como no dia
Como dia em que ouvi

Papai não dava carinho
E o garoto era algo
Que mamãe não aceitaria
Rei Jeremy, o perverso
Governou seu mundo

Jeremy falou na aula de hoje

Tente esquecer isto
Tente apagar isto
Do quadro negro
Jeremy falou na aula de hoje

Jeremy falou
Falou

Jeremy falou na aula de hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário