quarta-feira, 4 de maio de 2011

Wasting light - Nem tudo se perdeu...

Capa do "Wasting Light"
Usarei este post para fazer algumas observações, analises e falar sobre algumas curiosidades sobre o mais novo álbum do Foo Fighters, lançado no ultimo dia 12, "Wasting Light".
Começo com uma breve analise das faixas, uma a uma, dada a sequência do álbum:

Bridge Burning: Como já foi citado em outras analises, mas que eu não poderia deixar passar, a música inicia o CD da melhor forma possível, com um riff nervoso e com o já clássico e eu diria até épico grito de Dave Grohl no fim da frase "These are my famous last words!" (Essas são minhas famosas ultimas palavras!) deixando no ar o que pode ser um indicio de este ser o ultimo albúm dos Foo's. Será? Ótima música com refrão que fica na cabeça, como já é de trache nas musicas de Dave.


Rope: Oficialmente a primeira música de trabalho do novo albúm, na qual já tem um grande clipe gravado em VHS. Na minha opinião uma das melhores faixas do albúm, com riffs marcantes e um belo "casamento" da voz de Dave com a de Taylor Hawkins (baterista). Bela letra, belo clipe e ótima música.


Dear Rosemery: Dave mais uma vez "casa" muito bem a sua voz, dessa vez com Bob Mould (que também tocou guitarra na faixa). Outra que concorre seriamente a melhor música do albúm e a, quem sabe, futuro hit da banda (a nível de Best of you e Times like these). Muito boa letra e pra variar um refrão que fica na nossa cabeça. Aguardem, pois esta deve ser grande!


White limo: No melhor estilo Wattershed - do primeiro albúm - uma música com riffs nervosos, uma aula de bateria (como em todo o CD) e um show nos vocais "metaleiros" de Dave. Também já tem clipe, que conta com a participação do Lemmy, do Motorhead. Meio escroto, bem engraçado e mais uma bela música do albúm, daquelas pra ouvir no ultimo volume!

Arlandria: Ta aí outra concorrente a grande hit da banda, linda música, linda letra, refrão-chiclete. Sem muitos comentários, uma das melhores.

These days: Letra linda, estilo Best of you, um pouco mais "calma" eu diria. Grande música, bela variação de guitarras.


Back and forth: Música que da nome ao documentário da banda que em breve estará disponivel em DVD. Boa música, bela letra, uma pegada de Pop na minha opinião. Interessante...


A matter of time: Eu diria a menos marcante do albúm, não é ruim, é sim uma boa música, mais não vejo nada de mais nela, a mais comum, digamos assim...


Miss the misery: Mais uma que está entre as melhores. Música na qual o nome do álbum está em sua letra, que é linda. Mais uma das grandes...


I should have know: Aí o bicho voltou a pegar! Com Krist Novoselic (ex baixista do Nirvana, no qual Dave era o baterista) tocando um baixo nervoso, a música se torna quase um hino no albúm. Uma letra linda, com uma pegada suave incrível e mais uma prova de que Dave não é só "gritaria", com certeza torna-se uma música épica, pra ser lembrada daqui a anos e anos. Merece com certeza um clipe da mesma grandeza! Vale o preço do CD ver os dois Nirvanas que ainda sobreviveram (com mais Pat Smear que voltou oficialmente aos Foos e tocou com o Nirvana) e Butch Vig, produtor de Wasting Light que produziu o álbum de maior sucesso do Nirvana, não tem como fazer criticas e esta.


Walk: Boa música. Acho que fecha bem o albúm com Dave Grohl gritando em alto em bom som "Forever, whenever, I never wanna die - I never wanna leave, I'll never say goodbye" (Sempre, a qualquer momento, eu não quero morrer nunca - Eu não quero partir jamais, eu nunca direi adeus) Um ótimo álbum que se encerra com uma ótima música, e uma bela letra.


Algumas curiosidades: Você já deve saber, mas, vale constar que o álbum Wasting Light foi todo feito em fita analógica, na garagem de Dave Grohl, e este foi produzido por Butch Vig, que produziu o Nevermind, disco que levou o Nirvana a seu auge mundial. Ainda nesse assunto, Dave teve a brilhante e inovadora ideia de que cada encarte do CD, contasse com um pedaço da fita original usada na gravação do álbum. Sim, se você comprar o Wasting Light original você receberá dentro deste um pedaço da mesma fita que foi gravada as musicas do álbum. É um pedaço pequeno, mas segundo o próprio Dave, "se você conseguir tocar este pedaço, provavelmente ouvirá uma nota, ou uma pequena batida de bateria". Genial não?! Isso sem contar que os dois clipes, Rope e White limo foram gravados em VHS, voltando literalmente aos velhos tempos.
Volta essa que fez Dave ter a ideia de fazer um documentário sobre os 20 anos da banda, que estará disponível em DVD em breve, chama-se Back and forth
Sobre o "vazamento" do CD na internet antes do lançamento, segundo Dave Grohl, foram eles mesmos, a equipe, com o aval da banda, que soltaram o álbum. Para ver o que o pessoal acharia, para já terem uma opinião na hora de garantir o seu, enfim... Um belo presente para nós, fãs.
Foo Fighters no Brasil em 2011? Bem provável que sim. A banda negocia um show no SWU desse ano, mais pode também fazer shows particulares por aqui (Rock in Rio já parece impossível).
Só pra constar, Wasting Light chegou a primeira posição na Billboard em vários países, por isso, quem puder, vale a pena comprar o álbum para quem sabe, os Foos assumirem as paradas de Rock no Brasil.
Pois bem, espero que tenham gostado do post, e pra quem curte a banda, que tenha gostado das minhas avaliações e das informações dadas aqui. Se gostou ou não, comente, pois é com sua ajuda que melhorarei cada vez mais.

Um comentário:

  1. porra cara, parabens pelas avaliaçôes. engraçado como agente ten o msm gosto. :S
    comprei o cd e tou ouvindo ele lendo o post . fiiih puta emoçâo.

    ResponderExcluir